quarta-feira, 30 de março de 2011

Conhecendo culturas, o que rola por aí?

Com certeza você já ouviu a frase “É preciso levar cultura à periferia!”
Socccoooorrrrrooooo!!! Para tudo!!! A profa. Tânia adverte, nunca mais repita esta frase!!!

Tá, calma, podemos explicar!! Vamos por parte:

Você sabe o que é cultura?
Segundo Jonhson (1997), cultura pode ser definido como o conjunto acumulado de símbolos, idéias e produtos materiais associados a um sistema social, esse sistema pode ser tanto na sociedade inteira como uma única família. Rodrigues (2006), entende cultura como tudo que é produzido pelo homem, as influências que este recebe desta por meio dos agentes culturais e das ações sociais e políticas junto a outros indivíduos ou grupos.

Assim, entendemos que  cultura é algo construído através do seu contexto social e histórico.
Então, a periferia, assim como outros grupos sociais, também tem a sua própria cultura. Entendeu? O que podemos e devemos, é trabalhar os diferentes tipos de cultura, enriquecendo cada uma delas.
O que mais vemos por aí são grupos levando cultura de elite (cultura livresca) para as “famosas” comunidades carentes, a nossa periferia. Então faremos diferente, traremos pra vocês um pouco de cultura da periferia. Mais do que idéias e ações, a cultura da periferia inclui, a dança, o rap, o hip-hop, o grafite, o pagode, artes plásticas, entre tantas outras.
Que tal divulgarmos esta cultura que tem tanta coisa boa e às vezes pouco valorizada?!

Apresentaremos à vocês, Ayrton Félix Olinto de Souza, hoje conhecido como Zinho Trindade. Nasceu em Embu das Artes, onde teve seus primeiros contatos com a cultura popular. Incentivado pela avó, a artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade, quando criança, Zinho frequentava rodas de umbigada, maracatu e jongo mineiro. Por volta dos 16 anos, descobriu o rap, e hoje, como poeta, músico, ator e escritor, tem seu trabalho reconhecido. No final de 2010 Zinho teve sua primeira obra literária publicada, considerada literatura periférica. Vale a pena conferir.

ZINHO, Trindade. Tarja Preta. São Paulo: Editora Maloqueirista, 2010.

Confira também um de seus trabalhos musicais.

Esperamos que tenham gostado!!!
Forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário