segunda-feira, 21 de março de 2011

Bibliotecas e Projetos de Leitura na Cidade de São Paulo


A cidade de São Paulo conta com um sistema próprio de bibliotecas públicas mantida pela Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, são 79 unidades localizadas nos diversos bairros da capital paulista.O Sistema Municipal de Bibliotecas é composto pelas bibliotecas de bairro, bibliotecas centrais (Mário de AndradeMonteiro Lobato Centro Cultural São Paulo) e as bibliotecas dos CEUs. Ainda tem as bibliotecas temáticas, cujo espaço e acervo são diferenciados das demais bibliotecas municipais, dedicadas exclusivamente aos seguintes assuntos: cinema, dança, música, ciências, contos de fadas, cultura popular e literatura fantástica.
Há  outros projetos de incentivo à leitura mantidos pela Prefeitura:
BOSQUE DA LEITURA - são espaços culturais que funcionam aos domingos nos principais parques municipais da cidade onde crianças, jovens, adultos e idosos podem relaxar e ler livros, jornais e revistas.
PONTOS DE LEITURA - são pequenas bibliotecas instaladas em espaços de convivência e contam com livros, jornais, revistas e obras de referência para consulta no local.
ÔNIBUS-BIBLIOTECAS - periodicamente, esses ônibus adaptados levam um grande acervo de livros para atender as regiões mais carentes da cidade que ainda não contam com bibliotecas.
Além das bibliotecas municipais, a Secretaria de Estado da Cultura possui alguns acervos abertos ao público em geral. Essas bibliotecas estão localizadas no Arquivo do Estado, na Pinacoteca do Estado, no Memorial do Imigrante, no Museu de Arte Sacra de São Paulo e na Casa das Rosas, entre outros.Todos os endereços e contatos podem ser encontrados na página da Divisão de Bibliotecas da Secretaria de Estado da Cultura, ou através do e-mail desse órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário