sábado, 30 de abril de 2011

Biblioteca pública

Olá pessoal!!

Que tal falarmos agora um pouco sobre a biblioteca pública?

A tanto o que se discutir!!  vocês não acham??

Sabemos que a Biblioteca pública hoje não só oferece o serviço de empréstimos, ela é muito mais que isso é um espaço cultural  que oferece atividades para toda a comunidade, promovendo a interação e a troca de novas experiências.
Podemos citar várias dessas atividades, como: palestras, cursos, exposições, eventos, hora do conto, peças teatrais, exibição de vídeo, concursos,  clube de leitura, encontro com autores, entre outros.
Buscamos aqui, algumas bibliotecas públicas que oferecem essas e outras atividades culturais, para crianças, jovens e também adultos.

Ai vai:

Biblioteca Monteiro Lobato:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/index.php?p=3822

Biblioteca Mario de Andrade:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

Biblioteca Hans Christian Andersen:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/hanschristianandersen/index.php?p=152



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9gX2x45jgyc


Um forte abraço a todos!





quinta-feira, 28 de abril de 2011

Leitura no Parque


“Acredito que a única forma de incentivar o hábito da leitura é permitir que as pessoas tenham acesso aos livros. A nossa ação tem como objetivo contribuir para o processo de formação de novos leitores. Afinal, a educação é uma das grandes faces para a transformação do indivíduo e de seu próprio movimento de crescimento em todos os aspectos que o envolvem”, destaca. O escritor ainda resume a importância do projeto, afinal a proximidade com o livro, permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação e criatividade, ao passo que por meio da leitura pode-se criar muitos universos, enquanto se desfruta de muitas histórias interessantes.
O projeto tem como objetivos proporcionar entretenimento e incentivar o hábito da leitura em parques públicos.
O trabalho consiste no empréstimo das obras do cronista Laé de Souza aos visitantes dos parques, que as devolverão na saída.
O projeto é aplicado nos finais de semana e conta com apoio de uma equipe do projeto e voluntários para distribuição de livros e informações aos leitores.
Já foi aplicado em São Paulo no Parque do Piqueri, Parque do Carmo e Parque da Aclimação.


 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Era uma vez...

Oi galera!!

Hoje queremos falar um pouquinho sobre a contação de histórias...
Muitas pessoas acham fácil contar histórias, nem sempre! E para se contar uma boa história há técnicas que podem te ajudar, como:

-Conhecer bem a história que irá narrar;
-Conhecer seu público;
-Ser firme na voz, não gaguejar;
-Cuidado com os movimentos corporais;
-Não abusar de adereços, como ir fantasiada (lembre-se a história que se destaca e não o personagem)
-Tenha calma e paciência;

Se você utilizar essas técnicas com certeza se dará bem!
Seja você mesmo, haja naturalmente que tudo irá dar certo.
Essa ai embaixo sou eu, contando histórias para uma turminha na Fundação Dixtal



Outra dica bem legal é de cursos oferecidos em São Paulo e  para quem desejar contar histórias acesse o site: http://www.vivaedeixeviver.org.br/ e veja toda a programação que o projeto Viva e deixe Viver oferece.

Valeu pessoal e até o próximo post... 
“E essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra”...


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vocês gostam de história em quadrinhos?

Você sabia que a  história em quadrinhos é uma linguagem que surgiu no final do século XIX, no período da revolução Industrial?
Com o avanço cultural, os quadrinhos tomaram lugar nos jornais, representando uma evolução que vem do desenho jornalístico, depois caricaturas, cartoon, chegando nas tiras. A publicação de revistas próprias de história em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX.  Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. O sucesso dessa linguagem deve-se  muito ao surgimento da cultura de massa, que  segundo Milanesi é toda manifestação cultural produzida para a população e é veiculada pelos meios de comunicação como televisão, radio, jornal, revista, etc. Essa cultura de massa traz  homogeneização de conhecimentos e de valores. O uso das estórias em quadrinhos podem despertar e motivar jovens e crianças o gosto pela leitura, levando a lerem desde cedo. O próprio formato deste material é favorável  para esse incentivo, pois tem uma linguagem fácil, curta, com muitas ilustrações.
Conheça um pouco da história desse gênero e leve as crianças para se divertirem nas gibitecas da cidade.
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Tel. (11) 3383-3490
Horário da Gibiteca - de 3ª a 6ª feira - das 10h às 20h
Sábados, das 10 às 17h
Domingos, das 10 às 17h

Biblioteca e Gibiteca Sesi
Rua Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina
Entrada franca
Tel. (11) 3834-5523 ou 3832-1066 ramal 1180